domingo, 11 de dezembro de 2011

Agente do Ceresp é flagrado ao levar celular para preso

IPATINGA - O agente penitenciário Vinícius Rodrigues de Araújo, lotado no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, foi preso em flagrante durante a noite dessa quinta-feira (8). Ele é suspeito de tentar passar um celular para o interior dos blocos da cadeia. Além da ação criminal, o funcionário poderá perder o cargo, caso seja considerado culpado.
O rapaz já era monitorado havia algum tempo pelo serviço de inteligência do Ceresp. Na quinta-feira, quando ele foi entrar para o trabalho de turno, os outros agentes abordaram o suspeito e, na presença de testemunhas, foi dada uma revista em Vinícius. Dentro do coturno (bota) foi encontrado o aparelho celular enrolado em um plástico.
Como agora é crime levar celular para dentro de unidade prisional, Vinícius foi encaminhado para o plantão da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga. Ele foi autuado em flagrante e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). “É um crime de menor potencial ofensivo, por isso ele não ficou preso”, explicou o delegado Ricardo Cesari.
O agente, ao prestar depoimento, alegou que o flagrante foi forjado e que “plantaram” o celular dentro do seu coturno. “Não sei se é possível isso, porque apareceram aqui seis testemunhas, colegas dele. Mais tarde, outros quatro também se prontificaram a testemunhar contra”, acrescentou o delegado Ricardo.

Monitorado
A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou que o agente era monitorado havia algum tempo, desde a época em que trabalhou na penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Ele continuou sendo monitorado, devido às denúncias de levar objetos para presos, após ser transferido para o Ceresp de Ipatinga.
“A Seds, por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), abriu um processo administrativo e, dentro de 30 dias, caso se comprove a culpa do agente, ele poderá ser exonerado do cargo. Enquanto isso, Vinícius continua afastado de suas funções até o término da sindicância”, explica nota da Seds.

Um comentário: