terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Campanha “Não dê esmola” é lançada oficialmente

IPATINGA - Será lançada oficialmente, nesta terça-feira (20), às 9h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Prestadores de Serviço de Ipatinga (Aciapi), a campanha “Não dê esmola. Dê oportunidades”. Elaborado com a participação de diversos segmentos da sociedade, o programa será permanente e prevê diversas ações voltadas para os moradores de rua. O programa tem como proposta possibilitar dignidade às pessoas que estão nas ruas.
Entre as ações delineadas está o encaminhamento de dependentes químicos que desejarem fazer tratamento. Cidadãos que não são da cidade e que desejam retornar para o local de origem também vão receber a passagem. Para atendimento diário da população de rua, foi assinado um convênio com o Projeto Videiras, que vai prestar assistência a este público.
Além disso, semanalmente a Prefeitura de Ipatinga e a Polícia Militar intensificarão a Patrulha Social, que percorre diversas localidades com o objetivo de dar encaminhamento social a esse público.
 A orientação da Secretaria de Assistência Social é que a população informe à prefeitura ao encontrar moradores em logradouros públicos (ruas, praças, jardins e pontes). O telefone para contato do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) é (31) 3829 8453, e funciona das 8h às 18h.
 Os moradores em situação de rua representam um grupo populacional heterogêneo, mas que possui, em comum, a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Em função disso, procura logradouros públicos como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou moradias provisórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário