sexta-feira, 18 de novembro de 2011

REGULAMENTO DA III COPA GEPAR


TÍTULO I

DOS PRINCÍPIOS GERAIS

Art. 1º - A III Copa GEPAR tem por finalidade promover o congraçamento e a integração dos jovens e das comunidades do Bairro Bethânia, através da prática desportiva.
Parágrafo único – Para fins deste regulamento, considera-se a organização da Copa a equipe formada pelo Ten Lázaro, Sgt Rita, Sgt Barros, Cb J. Gomes e Sd Nepomuceno.
Art. 2º - Participarão da Copa jovens a partir de 7 anos, segundo as modalidades e faixas etárias definidas neste regulamento.
Art. 3º - A Copa será disputada nas quadras das comunidades do Morro São Francisco, Morro do Cruzeiro, Morro Santa Rosa e Vila Militar (Quadra da COPASA).
Parágrafo único - Havendo mau tempo, os jogos poderão ser disputados em quadras de escolas previamente agendadas, desde que seja feito contato prévio com a Comissão Técnica dos times envolvidos naquele jogo.
Art. 4º - Para todos os fins, os participantes da Copa serão considerados conhecedores das regras desportivas internacionais adotadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e por este Regulamento, ficando submetidos a todas as suas disposições e as penalidades que deles possam emanar.

TÍTULO II

DAS MODALIDADES E FAIXAS ETÁRIAS

Art. 5º - A Copa será disputada em duas modalidades: masculino e feminino.
Parágrafo único – A modalidade masculina será dividida em quatro faixas etárias:
I – 7 a 10 anos;
II – 11 a 13 anos;
III – 14 a 16 anos;
IV – acima de 16 anos.
§ 1º - A comprovação das idades será feita antes de cada jogo, quando cada integrante deverá portar RG ou Certidão de Nascimento.
Art. 6º - Os times deverão confirmar a participação na Copa até uma semana antes do início dos jogos.

TÍTULO III

DA COMPETIÇÃO

Art. 7º – A forma de disputa respeitará a Tabela de jogos do Anexo A deste regulamento.
Parágrafo único - As chaves de disputa foram definidas por definição da organização da Copa.
Art. 8º - A partida terá 40 (quarenta) minutos corridos, divididos em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos, com intervalos de 10 (dez) minutos.
Art. 9° - Quando uma partida terminar empatada, haverá cobranças de penalidades, na forma e quantidade definidos pelo árbitro da partida.
Art. 10 - O atleta expulso em uma partida será automaticamente suspenso da partida seguinte.
Parágrafo único - Também será suspenso da partida seguinte, o atleta que receber 02 (dois) cartões amarelos, em partidas anteriores.
Art. 11 - Os jogos terão seu início no horário fixado pela organização da Copa, sendo considerada perdedora, por ausência (W O), a equipe que não estiver apta para a disputa (mínimo de 5 jogadores) e dentro do local de competição, até 15 (quinze) minutos, no máximo, após o horário estabelecido.
Art. 12 - Qualquer competição que venha a ser suspensa ou transferida por motivo de força maior será realizada até 2 (duas) horas após a hora anteriormente fixada, desde que nada mais haja que impeça a sua realização normal.
Parágrafo único - A competição será reiniciada com o tempo e o resultado apresentado no momento da paralisação e com os mesmos atletas que estavam participando da disputa no momento da suspensão, com exceção dos que tiveram sido expulsos durante o jogo ou durante os acontecimentos extras que levaram à suspensão do jogo.
Art. 13 - Só será permitida a presença dentro dos locais de competições e durante a realização das mesmas os atletas uniformizados e a comissão técnica dos times.
Art. 14 – A arbitragem das competições deverá ser realizada por árbitros da Liga de Desportos de Ipatinga, que estejam desempenhando suas atividades, devendo apresentar identidade atualizada da Liga.
Art. 15 - A competição será regida pelas regras oficiais da FIFA, pelo Regulamento Geral dos JAPBM e por este regulamento, no que conflitar com aqueles.

TÍTULO IV

DA CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE
Art. 16 – A classificação dos concorrentes dar-se-á por pontos ganhos, no caso de rodízio simples, e por confrontos diretos, no caso de “mata-mata”.
Art. 17 - Em caso de WO, para efeito de placar, será conferido o seguinte resultado à equipe vencedora: 01 X 00.
Art. 18 – No caso de rodízio simples, a pontuação, por partida, será:
I – Vitória - 03 (três) pontos;
II – Empate - 01 (um) ponto;
III – Derrota - 00 (zero).
Parágrafo único – No caso de eliminatórias (mata-mata), não haverá pontuação. O vencedor de cada jogo se classifica para a etapa posterior.
Art. 19 - Para o rodízio simples serão observados critérios de desempate específicos, conforme se segue:
a) Número de vitórias;
b) Confronto direto;
c) Saldo de gols;
d) Gols a favor;
e) Sorteio.

TÍTULO V
DOS RECURSOS
Art. 20 – A organização examinará os recursos das equipes, devidamente formalizados por escrito, que devem dar entrada no prazo máximo de 02 (duas) horas após a ocorrência da irregularidade.
Art. 21 – O atleta expulso, desclassificado ou eliminado de qualquer partida terá sua conduta avaliada pela organização, podendo resultar na sua exclusão dos jogos posteriores.
Art. 22 – O comportamento indevido de torcida, técnicos ou comissão técnica, atletas e demais envolvidos ocorrido durante o evento, implicará perda de pontos ou mesmo desclassificação da equipe, situações que serão avaliadas pela organização, mediante recurso ou conhecimento do fato pela mesma.
Art. 23 – Para análise dos recursos, a organização terá sempre por base os Regulamentos Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal e este Regulamento.
Art. 24 – A organização terá 2 (dois) dias para análise do recurso e divulgação formalizada, por escrito, da decisão, devidamente fundamentada.

TÍTULO VI

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 25 – Ficará de sobreaviso para todas as partidas uma equipe médica da Prefeitura Municipal do Posto de Saúde mais próximo do local das competições, conforme contato prévio da organização da Copa.
Art. 26 – Fazem parte deste Regulamento, os anexos específicos: A – Tabela de Jogos, e B – Cronograma de jogos.
Art. 27 – O uniforme previsto para a organização, quando da realização das competições ou Congressos Técnicos, será o fardamento operacional (B1).
Art. 28 – O efetivo máximo de participação de atletas por equipe em cada modalidade e faixa etária será de 10 (dez) competidores, mais a Comissão Técnica, composta de no máximo 03 (três) participantes.
Parágrafo único - Não poderá haver substituição de atletas inscritos, após a confirmação das equipes (ver artigo 6º).
Art. 29 - Serão premiadas as equipes classificadas em 1° lugar, bem como o artilheiro e o goleiro “menos vazado” de cada modalidade e faixa etária.
Art. 30 – Os casos omissos serão resolvidos pela organização da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário